Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Em Brasília, professor indígena paraense é empossado em evento do MEC

29/08/2023 16h45 - Autor: Clayton Santos (Ascom Seduc) 760 visualizações
Foto: Em Brasília, professor indígena paraense é empossado em evento do MEC
Foto: Divulgação

O professor e coordenador local do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) nas comunidades indígenas em Santarém, Poró Borari, indicado pelo Conselho Indígena Tapajós e Arapiuns (CITA), foi empossado como conselheiro titular da Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena (CNEEI), em Brasília (DF), na tarde desta terça-feira (29), durante evento no Ministério da Educação (MEC). Na mesma oportunidade, a professora Rosani Kaigang, da Escola Estadual Indígena Akrõtikajê, de Mãe Maria, indicada pela Federação dos Povos Indígenas do Estado do Pará (FEPIPA), também foi empossada como suplente.

Para o professor, esse é um dia histórico para os povos indígenas e para a educação no Pará. “Estamos trazendo a voz do Estado para essa instância a nível nacional e para que o Ministério da Educação (MEC) possa pensar junto com a gente as estratégias de implementação da política nacional de educação escolar indígena, para que o recurso não possa chegar com a efetividade na merenda escolar, no transporte escolar, na construção das escolas e, consequentemente, o resultado disso é as nossas crianças e jovens alfabetizados, com oportunidade de acesso ao ensino médio, ensino superior e assim por diante”, ressaltou Bororó, que tem como suplente a educadora indígena, Rosani Kaigang.

Atualmente, o professor atua como coordenador do Sistema de Organização Modular de Ensino - SOME nas comunidades indígenas em Santarém, na região de integração do Baixo Amazonas. A coordenadora de Educação Escolar Indígena da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Varaneize Alves, acompanhou a posse dos indígenas em Brasília.

A Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena é uma instância de controle social do Ministério da Educação, composta por representantes indígenas, representantes governamentais e de organizações da sociedade civil. A função do órgão é assessorar o MEC na formulação de políticas educacionais voltadas ao público indígena.


MAIS FOTOS