Seduc oferta novos cursos relacionados ao Meio Ambiente para comunidade escolar

01/08/2023 10h13 - Autor: Bruno Magno (Ascom Seduc) 948 visualizações
Foto: Seduc oferta novos cursos relacionados ao Meio Ambiente para comunidade escolar
Seduc oferta novos cursos relacionados ao Meio Ambiente para comunidade escolar

Em mais uma das ações da Política de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima, lançada pelo governo do Pará, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), oferta dois novos cursos formativos para profissionais da rede pública estadual. Professores, coordenadores pedagógico, gestores e dirigentes escolares interessados já podem se inscrever gratuitamente até quinta-feira (3), data em que começam os cursos, por meio da plataforma Avacefor, do Centro de Formação de Profissionais de Educação Básica do Pará (Cefor), da Seduc. A formação será realizada em parceria com o Instituto iungo, com aulas ministradas por meio do Youtube do Cefor.

''Nós já ofertamos o primeiro curso formativo intitulado ''Educação Ambiental: práticas para sustentabilidade na Amazônia paraense'', dentro da Política de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima, e agora estamos com mais dois cursos gratuitos voltados para os profissionais da rede pública estadual, em parceria com o Instituto Iungo, que vai trazer novos saberes sobre essa temática essencial para os educadores amazônicos. É uma nova oportunidade para os profissionais da educação se qualificarem para este novo momento'', explica o professor Augusto Paes, diretor do Cefor.

A formação “Projetos de Vida em diálogo com os Intinerários Amazônicos” terá duração de três meses, com carga horária de 40 horas. O objetivo do curso é promover a formação continuada de professores e coordenadores pedagógicos para atuar com projetos de vida na escola conectando este trabalho ao programa Itinerários Amazônicos (IAM’s).

Já o curso ''Itinerários Amazônicos - Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima'', com carga horária de 30 horas, será voltado para professores, coordenadores pedagógicos, dirigentes escolares e regionais. A formação tem como objetivo criar espaços para discussão e sensibilização entre os educadores sobre práticas voltadas à educação ambiental, a partir do contexto amazônico, considerando a diversidade dos espaços, territórios, culturas e identidades.

A oferta dos cursos quer promover uma articulação com os Projetos Integrados da rede estadual do Pará, das áreas de Linguagens, exceto Língua Portuguesa - (componentes: Artes, Educação Física, Língua Estrangeira, Literatura), Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (História, Filosofia, Sociologia e Geografia) e Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Química e Física).

Ações - Criada por meio de projeto de lei, a partir de seis eixos temáticos, a Política de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima ofertará o componente curricular sobre o tema, de forma obrigatória, e contará, ainda, com descentralização de recursos para as escolas a partir do programa Dinheiro na Escola Paraense. A iniciativa conta ainda com cursos formativos para profissionais da educação.

Na lista de ações da Política Estadual contam também com a criação do Centro de Inovação e de Sustentabilidade Ambiental da Educação Básica (Ciseb), a garantia da alfabetização na idade certa, instituição da Rede Global de Jovens Pela Amazônia, que culminará na realização do Encontro Global de Jovens e Meio Ambiente, em agosto de 2024, para uma imersão de 10 dias na Amazônia paraense com estudantes do ensino fundamental e médio do Brasil e de mais 50 países.