Seduc emite documentação escolar para estudantes de unidades educacionais extintas
Processo de solicitação e obtenção dos documentos deve ser realizada apenas de forma presencial, em Belém. Prazo para expedição é de até 10 dias úteis.
Ex-estudantes de unidades educacionais extintas no Pará, que precisam comprovar ou recuperar a documentação escolar (certificado de ensino médio e histórico escolar), podem procurar a Coordenadoria de Documentação Escolar (Codoe), localizada no prédio-sede da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em Belém, para solicitar os documentos gratuitamente. O prazo para expedição é de até 10 dias úteis.
O mesmo processo vale para aqueles que mudaram de estado, país, ou trocaram o estado civil. Nesses casos, devem procurar o Codoe, já que não é possível, de forma alguma, emitir a documentação de forma on-line, apenas de forma física. Caso o ex-aluno esteja impossibilitado de se dirigir ao Codoe, é preciso enviar um documento assinado autorizando que outra pessoa tenha acesso à documentação emitida.
''Muitos ex-estudantes paraenses desconhecem o trabalho realizado pela Codoe, mas estamos disponíveis para auxiliar as pessoas que ficam sem orientação e que precisam dessa documentação com certa urgência'', ressalta Ivonete Gadelha, coordenadora da Codoe.
No caso de estudantes que frequentaram unidades educacionais ainda existentes, a orientação é solicitar a documentação diretamente na secretaria da unidade e levar o RG. O próprio estudante ou responsável pode fazer o procedimento.
Além da certificação, a Codoe é responsável pela orientação para legalização das escolas junto ao Conselho Estadual, pela verificação da autenticidade dos documentos dos estudantes que irão morar fora do estado e outros países, além da verificação de documentos de estudantes quando realizam concurso público.
O setor também é responsável pelo recolhimento do relatório anual de todas as escolas do Pará, permitindo assim que as instituições possam emitir declarações e possam aderir ao Conselho Estadual de Educação, de forma regularizada.
Serviço: Em caso de dúvidas na emissão de documentos, basta entrar em contato com a Codoe por meio do telefone: (91) 3205-7503, ou procurar a Coordenação, que fica localizada na avenida Augusto Montenegro, na sede da Seduc, em Belém, de segunda-feira à sexta-feira, de 08h às 17h.