Em Abaetetuba, ribeirinhos participam de consulta pública do ''Educação Por Todo o Pará''
Com objetivo apresentar o programa “Ampliação e Modernização da Infraestrutura e Oferta Educacional para Garantia do Direito de Aprender no Estado do Pará'', moradores da comunidade de Urubeua, em Abaetetuba, na região de integração do Tocantins, participaram nesta segunda-feira (12), da sexta consulta pública do Programa Educação Por Todo o Pará, que prevê financiamento de obras e recursos pedagógicos a serem investidos na educação pública paraense, por meio de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
“Hoje nós fizemos a visita técnica na comunidade Urubeua com o objetivo de buscar informações para construção da escola da comunidade. Avalio como muito boa a consulta, que teve participação da comunidade como um todo, professores e pais. A reunião foi muito participativa, ela teve uma contribuição bastante significativa para o nosso desenho da escolas. Os alunos participaram, deram opiniões e agora, a partir daí, nós vamos desenhar como vai ser a unidade na comunidade”, explicou Nádia dos Santos, representante da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) na consulta.
Durante a reunião, ela ressaltou que o programa prevê diversas melhorias nas escolas, já que estão previstas obras de construção e reconstrução de unidades, o que vai contemplar escolas nas comunidades ribeirinhas, quilombolas e indígenas.
Mãe de duas estudantes que serão contempladas pelos benefícios do programa na comunidade, a dona de casa Maria de Nazaré Silva participou da consulta pública e elogiou a iniciativa.
“Pra mim aqui, foi muito bom né? Eles virem aqui, colocarem as propostas, ouvir os pais e alunos em geral. Aqui na nossa escola tá precisando de muitas coisas mesmo, então é muito bom que o governo esteja olhando pra cá pra gente, e construir uma escola que dê melhorias pros alunos, uma escola confortável, que dê mais oportunidade com internet, com uma TV pros alunos verem os vídeos, pra eles trabalharem e debaterem com os professores. Então, é uma oportunidade que eu creio que foi muito boa, mas que também se resolva logo, pra que não fique só no papel”, disse ela.
“Posso dizer que nós nos sentimos satisfeitos por estarem nos dando essa oportunidade, de estarmos colocando diante de cada pai, de cada professor, e as pessoas que vieram da Seduc por estarem nos ouvindo nesta manhã. Sabemos que os nossos alunos não têm escola. Então, eu posso dizer que é gratificante, a importância dessa reunião, de estarmos colocando, de estarem nos ouvindo”, completou a quilombola Ivânia Trindade, que também participou da reunião.
Consultas - Na última sexta-feira (09), a consulta pública foi realizada na comunidade quilombola Campo Verde, em Concórdia do Pará, na região de interação do Capim. Já no dia 27 de maio, a equipe do banco esteve comunidade indígena do Cajueiro, em Paragominas, para apresentar o projeto, cujo intuito é observar os impactos que a construção e as mudanças irão ocasionar tanto para o social como para o meio ambiente da região.
O programa de investimentos pretendido com o BID foi estruturado em quatro componentes: Cobertura e Qualidade da Infraestrutura; Práticas de Ensino; Práticas de Gestão e Administração do Programa.