Fundação Hemopa comemora um ano de sua classe hospitalar
O programa garante acesso ao ensino para pacientes que não conseguem freqüentar a escola por conta do tratamento
Nesta quarta feira (26), a classe hospitalar da Fundação Hemopa completa um ano. A implantação do programa foi uma parceria do Hemopa com a Seduc (Secretaria de educação), e tem como principal finalidade dar continuidade ao processo de escolarização aos pacientes que não conseguem comparecer regularmente a escola durante o período do tratamento.
O atendimento é realizado em uma sala, no segundo andar da Fundação, e as ações são coordenadas e supervisionadas por profissionais da Seduc. Durante o dia, ocorreu a celebração do “aniversário” da classe hospitalar, que contou com surpresas para os pacientes, além de brincadeiras lúdicas e educativas realizadas pela equipe da Fundação.
Marilandia Ferreira, mãe do paciente Gilberto, de 13 anos, comentou sobre a importância do programa. “É muito importante para o meu filho, ele não pode ir para uma escola pública nem particular por conta da quantidade de pessoas. Ano passado ele veio fazer tratamento no Hemopa e a professora perguntou se ele queria estudar aqui, foi o dia mais feliz da minha vida, é muito bom saber que ele consegue fazer o tratamento e ter acesso ao estudo regularizado pela Seduc”, festejou a mãe.
Considero o programa como um meio de apoio para que as crianças consigam fazer o tratamento bem assistidas, porque elas passam a entender que, além do tratamento, estudam e realizam atividades lúdicas, o que interfere, inclusive, na melhoria da autoestima”, destacou Deize Cavalcante, pedagoga da Classe Hospitalar, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Além de captar, processar, e distribuir bolsas de sangue. Atualmente a Fundação Hemopa tem cerca de 16.500 pacientes em atendimento ativo, entre crianças, adultos e idosos.
Serviço - A sede do Hemopa fica na Trav. Padre Eutíquio, nº 2109, no bairro Batista Campos, em Belém.Interessados em compor parceria com a Fundação Hemopa em prol da doação de sangue, devem entrar em contato pelos telefones (91) 3224-5048 / 0800 280 8118, de segunda-feira a sábado, de 8h às 17h.
Critérios para doar sangue:
- Apresentar documento oficial, original com foto e assinatura;
– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);
– Ter mais de 50 quilos;
– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);
– Dormir pelo menos 6 horas nas 24 horas anteriores à doação;
– Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
– Apresentar documento de identidade oficial, com foto e assinatura
– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;
– Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias entre cada dose, para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas.
– Quem teve Covid-19 pode doar sangue 10 dias após a cura.