Santa Casa nas Escolas levará conhecimento sobre saúde no retorno das aulas da rede pública
"Reunião nesta quinta-feira (21) alinhou as ações entre a Fundação e a Secretaria de Educação (Seduc) para o Termo de Cooperação Técnica a ser oficializado"
Na manhã desta quinta-feira (22), a Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão (Depe) da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMP) reuniu-se, na sede do Hospital, em Belém, com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), para alinhar ações no calendário de retomada presencial de aulas, dentro do projeto Santa Casa nas Escolas.
Participaram do encontro a diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão da Santa Casa, Lena Cláudia Alencar, e a secretária estadual de educação, Elieth de Fátima Braga, junto com membros das equipes institucionais envolvidas na parceria.
O momento foi também de confirmar o Termo de Cooperação Técnica correlato entre os órgãos, cuja assinatura está prevista para até o final deste mês, antes do início oficial do semestre letivo, em 2 de agosto.
Conhecimento sobre Saúde
O Projeto consiste na divulgação científica sobre temas na área da saúde como um todo, na rede pública estadual de ensino, por meio de vídeos educativos, palestras, oficinas e cursos, entre outros recursos.
Serão contempladas as 927 escolas estaduais, localizadas nos 144 municípios do Pará, que representam o dia a dia de mais de meio milhão de estudantes crianças, adolescentes e adultos.
“Estamos aqui para estreitar laços e sancionar mais um passo deste Projeto tão importante, extramuro, que leva conhecimento útil para os ambientes das escolas públicas do governo estadual e insere na sociedade a produção e a qualificação do Hospital”, explicou a diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão da Santa Casa, Lena Cláudia Alencar.
O objetivo, segundo ela, é integrar todas as esferas da Santa Casa e da Seduc de modo a prover as necessidades de informação e capacitação de cada município, de cada escola. Na Santa Casa há mobilização de profissionais, residentes de Medicina, residentes de Enfermagem e alunos do Mestrado em Gestão e Saúde na Amazônia.
“Miramos um objetivo geral, mas nos encontramos prontos para atender às demandas específicas, com trabalhos direcionados, identificando desafios pontuais, como gravidez precoce, depressão e obesidade”, disse a diretora.
Para a secretária de educação, Elieth Braga, a iniciativa é extraordinária e significa mais uma intensificação da capilaridade e estrutura que a Seduc tem em todo o Pará: “É compartilhar sabedoria, capacitar e qualificar, respeitando que todos nós, no processo educacional, protagonizamos a responsabilidade coletiva das aplicações práticas do conhecimento”, sintetizou.
Algumas abordagens já previstas, por exemplo, são cursos de primeiros-socorros, de protocolos de Suporte Básico de Vida (SBV), com ênfase em condutas e manobras, na perspectiva de que o preparo mínimo de professores e dos próprios alunos pode salvar vidas em situações de emergência, como em casos de engasgos e quedas.
Projeto
A parceria Santa Casa nas Escolas começou com efetividade no ano de 2019, mas precisou adaptar as atividades tecnologicamente ao contexto da pandemia do coronavírus.
Durante o período de aulas remotas, foram produzidos cinco vídeos didáticos sobre prevenção à covid-19, os quais tratam do uso de máscaras, à correta higienização das mãos, com a participação de filhos e sobrinhos de funcionários e residentes da Santa Casa e tradução simultânea em Libras.
O material foi distribuído às escolas com fim de exibição online para os alunos e se mantém disponível em plataformas virtuais e nas redes sociais institucionais para espectativa e download.