Seduc realiza ação alusiva à campanha “Novembro Azul”
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Coordenação de Assistência ao Servidor (CAS) realizou, na manhã desta sexta-feira (20), uma palestra de conscientização alusiva ao “Novembro Azul”. O objetivo é alertar os homens e a sociedade de maneira geral sobre a doença e a busca pelo diagnóstico precoce do câncer de próstata. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
O Ministério da Saúde recomenda que homens, a partir dos 50 anos, procurem um urologista a cada ano, para verificar se há anormalidades na glândula da próstata. Já para as pessoas com histórico de doença na família, é aconselhável que o exame seja antecipado para os 40 anos. Com o intuito de esclarecer essas e outras dúvidas, o evento promovido pela Seduc contou com a participação de um especialista da área da saúde, que ressaltou a importância do exame.
“A importância desta palestra é a conscientização para que os homens façam o exame de próstata, bem como todas as demais informações sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Quanto mais informações o público tiver sobre essas doenças, mais fácil fica de fazer a prevenção. Levar informação às pessoas para que elas saibam como se prevenir, é o melhor remédio para a nossa saúde e de nossos familiares”, salientou Rogério Wagner.
O servidor Joel dos Santos parabenizou a iniciativa da secretaria e disse que o encontro possibilitou o esclarecimento de algumas dúvidas sobre a doença “Esta palestra foi muito importante para nós servidores, que ficamos muito tempo no trabalho e poucas vezes vamos ao médico. Essa oportunidade veio para suprir as nossas dúvidas. Foi um evento de grande relevância para todos nós”, comenta o servidor.
Dentre os principais sintomas que a doença provoca nos homens, estão: vontade de urinar constantemente; quando a urina não sai em jato contínuo; dor ao urinar; sangramento no sémen e dor nas costas. Por esta razão, é necessário que cada pessoa observe a sua rotina íntima constantemente e, ao menor sinal de alteração do que era antes considerado normal, procure um médico e busque se prevenir.
Há três maneiras de se fazer o exame preventivo do câncer de próstata, entre eles estão o diagnóstico via exame de sangue (PSA); toque retal e a ultrassonografia. O especialista ressalta que todas as formas de diagnóstico são indolores e visam principalmente evitar que a doença chegue em um estado avançado, não havendo mais possibilidade de tratamento.
“Foi muito interessante, pois vai aprimorar o nosso conhecimento. Coisas que eu não sabia, aqui na palestra pude aprender, como a melhor forma de prevenção e o que de fato estava certo ou errado. O aprendizado que nós tivemos aqui, vai nos permitir alertar nossos amigos e familiares para evitar o surgimento da doença”, afirma o servidor Bruno Gama.
Vale reforçar a importância da promoção de campanhas de conscientização durante todos os meses do ano, buscando especificar em cada mês uma doença que necessita ser diagnosticada ou tratada precocemente. Quanto mais prevenção, mais fácil evitar que os problemas de saúde apareçam.