Governo amplia número de escolas reconstruídas e entrega a 45ª em Maracanã
Na tarde desta segunda-feira (5), o Governo do Pará entregou a 45ª escola reconstruída e ampliada para os moradores do município de Maracanã, reforçando a rede de ensino no nordeste paraense. A Escola de Ensino Fundamental Abel Augusto de Vasconcelos Chaves foi reconstruída para garantir mais conforto e qualidade de ensino para os alunos, professores e toda a equipe técnica da unidade. Desde janeiro de 2019, o governo do Pará, através da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), tem reafirmado o seu compromisso com a educação em todo o Estado realizando obras em várias escolas para assegurar uma melhor aprendizagem para os 575 mil alunos da rede estadual.
“Cuidem da escola. Cuidem para que ela fique sempre bonita e para que a escola fique sempre organizada para os nossos alunos. Façam desse local um instrumento de formação para o futuro de todas as crianças e jovens de Vila da Penha”, ressaltou o governador Helder Barbalho.
A escola vai atender 381 estudantes, sendo 257 alunos na modalidade da educação fundamental, e 124 no Sistema Modular de Ensino (Some). A obra contemplou salas de aulas, espaço de convivência, banheiros para Pessoas com Deficiência (PcD), secretarias, sala dos professores e a coordenação pedagógica. Para Socorro Almeida, mãe de um aluno que cursa o 7º ano, receber esta escola é um momento muito especial. “Eu sou muito a favor da educação e estou satisfeita. Assim como outras mães, o que nós mais desejamos é um ensino de qualidade para que os nossos filhos tenham um futuro no mercado de trabalho”, afirmou.
Na cerimônia de entrega da escola à população, a secretária de Educação, Elieth Braga frisou o compromisso do governo estadual com a qualidade da educação. “O Governo do Estado segue com o investimento em educação de qualidade para garantir que estes alunos possam receber uma aprendizagem digna”, afirmou.
Internet - Na ocasião, a secretária de estado de educação, Elieth Braga, entregou 26 chip’s de internet para os alunos concluintes do ensino médio. Os chips têm pacote de dados com 20 GB de internet, para que os alunos tenham acesso aos conteúdos programáticos educacionais. A medida visa garantir a competitividade dos alunos que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em janeiro de 2021.
Durante a cerimônia de inauguração, a Fundação ParáPaz também ofereceu serviços gratuitos à comunidade de emissão de documentos.
Pavimentação - Durante o ato de entrega, o governador assumiu o compromisso com os moradores de Maracanã de pavimentar vias da cidade.