Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Escolas da USE 05 disponibilizam aulas remotas com a ajuda da tecnologia

17/08/2020 12h11 - Autor: Colaboração: Lucas Rocha( Ascom/Seduc) 2918 visualizações
Foto:  Escolas da USE 05 disponibilizam aulas remotas com a ajuda da tecnologia
Atendimento nas escolas | Fotógrafo: Rai Pontes

Com a paralisação das aulas em decorrência à pandemia da covid-19 professores, equipe técnica e diretores vêm buscando formas para dar continuidade ao calendário acadêmico nas escolas da rede estadual. Além dos cadernos de atividades impressas, a  tecnologia vem ajudando na distribuição de atividades para os alunos e na interação aluno/professor.  

Na USE 05 diversas unidades de ensino têm buscado formas de manter o contato com os alunos mesmo de forma remota. A Escola Estadual Mateus do Carmo, na Terra Firme, em Belém, as atividades desenvolvidas atendem aos alunos do Ensino Fundamental Menor, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Especial.

No caso da educação especial, os cadernos de exercícios foram adaptados com recursos visuais e pedagógicos, com imagem, numerais e textos intuitivos para que a criança desenvolva a leitura e a psicomotricidade. Os cadernos são distribuídos por quinzena. “Nós, como educadores, não podemos deixar esses alunos de fora, eu me preocupei com essas crianças, que precisam de mais de apoio para estudar e interagir”, comentou a professora, Quelita Sodré.

Youtube

A Escola Brigadeiro Fontenelle, também na Terra Firme, além da distribuição dos cadernos de atividades para os alunos, a escola criou um canal no youtube “BF Tv Brigadeiro Fontenelle” com videoaulas para prestar assistência aos alunos em isolamento social. O canal foi criado em julho é já tem mais de 1.256 acessos. “A gente vai utilizar o canal como ferramenta pedagógica, já estamos pensando no pós pandemia, vamos juntar o caderno de resumo e exercício e o canal”, enfatizou o diretor da escola, Luiz Paulo Assunção.

Aplicativo e site

A Escola de Ensino Técnico Celso Malcher atende 321 alunos do ensino profissionalizante. A instituição desenvolveu o aplicativo “EspiAí” para celular. O App está sendo utilizado desde o início da paralisação das aulas e já contabiliza mais de 1000 downloads na loja de aplicativo. Disponível para o sistema android, o EspiAí disponibiliza aulas, atividades e informações da escola. “O projeto do EspiÁi nasce da extenção de curso que oferecemos para os nossos alunos”, explicou o coordenador de integração da escola, Andrei Rabelo.

No site da escola os alunos têm acesso a turmas, atividades, podcast e vídeoaulas e para fazer as atividades os alunos utilizam o google+ formulário. Além dos alunos das EETEPA Celso Malcher, o site recebe acesso de alunos de outras escolas da rede e de outras EETEPAs. “Isso é o que a escola faz e tem feito, claro, não cobrimos todos os alunos por vários motivos, mas vemos que eles têm essas opções de estudo”, comentou o professor, Saul Barreto. 


MAIS FOTOS