‘Para Casa’ alcança mais de 400 mil acessos durante suspensão das aulas

Criado para minimizar os impactos da suspensão das aulas presenciais durante o período de pandemia da Covid-19, o projeto “Para Casa”, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), se tornou um sucesso de público e alcançou a marca de 404.788 acessos. As atividades lançadas semanalmente no link do Para Casa, no site da Seduc, trazem dez questões de diferentes disciplinas para alunos do 4º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. Eles podem resolver as questões com apoio das vídeoaulas transmitidas pela TV Cultura e pelo canal da Seduc no Youtube.
O número de acesso às atividades só é contabilizado quando o aluno completa todas as etapas (responder as questões, enviar para correção e receber feedback da quantidade de erros e acertos).
Outro sucesso entre os estudantes é o SeduCast Pará, podcasts com dicas de conteúdo em diversas áreas do conhecimento e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que, em apenas dois meses de lançamento, já tem 2.115 audições. O SeduCast contaibiliza acessos até mesmo de fora do Brasil, a exemplo da França, Alemanha, Turquia e Estados Unidos.
Para o professor Jó Elder Vasconcelos, da Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação (CTAE), o projeto é considerado um sucesso. "Fico muito satisfeito com o sucesso do trabalho da nossa equipe, apesar do pouco tempo em que estou a frente da CTAE. Mas, sem dúvida, o sucesso do SeduCast e do Para Casa, é fruto da melhor integração entre as coordenações da Secretaria adjunta de Ensino (Saen), pela qualificação da equipe que produz o SeduCast”, avalia. Além disso, segundo Jó Elder, há o apoio integral da Saen e os profissionais que compõem a equipe possuem ampla experiência na área da comunicação no Pará.
Tanto o link do Para Casa quanto o SeduCast fazem parte do movimento Todos em Casa pela Educação criado pela Seduc para reunir ações que mantenham o aluno em contato com os estudos mesmo sem ir à escola nesse período de pandemia.
Novidade
A ferramenta digital lançada no mês de maio pela Seduc, o SeduCast Pará, surge na próxima semana com uma novidade: podcasts com a participação dos alunos. O objetivo é possibilitar ainda mais interação entre alunos e professores. "Queremos uma maior participação do público estudantil e fazer com que tenhamos ainda mais audições nos podcasts. Por isso, resolvemos abrir para incluir alunos, tirando dúvidas com os professores", diz Jó Elder Vasconcelos.
O SeduCast continua sendo mais ouvido pelo aplicativo de música Spotify, que acumula 60% dos acessos. Os outros 40% são feitos pelo site do projeto, Google Podcast e Apple Podcast. O tema que teve mais audição até agora foi o que falou sobre tecnologias na educação antes e pós pandemia (228 audições).