Seduc destina cerca de 1 tonelada de resíduos sólidos a catadores do Aurá

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizou nesta terça-feira (09), mais uma coleta seletiva de material reciclável, da sede do órgão. A ação acontece uma vez ao mês, com a coleta de cerca de 1 tonelada de materiais produzidos nos diversos setores da secretaria.
Desde 2011 o trabalho vem sendo realizando em parceria com a Cooperativa de Trabalho dos Profissionais do Aurá (COOTPA). A coleta ocorre a sob supervisão da Coordenação de Ações Educacionais Complementares (CAEC). Os servidores são orientados pela CAEC a fazer a separação dos materiais recicláveis, A maior demanda de material reciclado é o papel, mas a cooperativa também recolhe metal e plástico em menor quantidade.
A cooperativa explica que todo o material recolhido é levado para o galpão, que após a triagem é vendido para a reciclagem. O lucro obtido com a venda dos materiais é destinado integralmente aos cooperados. “A Seduc nada lucra com a coleta, a secretaria está cumprindo com a legislação de incentivar a coleta seletiva interna e contribuir para inserção social dos catadores”, informa a servidora responsável pela ação na Seduc, Emlly Silva.
A COOTPA é formada por 20 cooperados, que têm na coleta de material reciclável uma fonte de renda. “Esse trabalho de coleta que ia para o lixo, rios, é fundamental para nós, por ser uma fonte de renda e também a gente tira isso do meio ambiente”, explica a presidente da Cooperativa, Noêmia Nascimento.
MAIS FOTOS

Seduc destina cerca de 1 tonelada de resíduos sólidos a catadores do Aurá | Fotógrafo: Rai Pontes

Servidores são orientados pela CAEC a fazer a separação dos materiais recicláveis, | Fotógrafo: Rai Pontes

Material sendo retirado das salas pelos catadores. | Fotógrafo: Rai Pontes

A ação acontece uma vez ao mês, com a coleta de cerca de 1 tonelada de materiais. | Fotógrafo: Rai Pontes