Covid-19: Recursos do PDDE podem ser utilizados na aquisição de material de limpeza e EPI
-ee2b9.jpg)
As escolas da rede estadual de ensino podem utilizar os recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) para adquirir produtos de limpeza, higienização e equipamentos de proteção individual (EPI) no combate ao coronavírus.
No início da pandemia o Ministério da Educação (MEC), gestor do programa, antecipou o repasse do PDDE básico para unidades de ensino de todo o país. A medida visa apoiar as escolas no enfrentamento da Covid-19. Os recursos poderão ser utilizados para a compra de álcool em gel, sabonete líquido, toalhas de papel e outros produtos de higiene.
Segundo a Gerência de Prestação de Contas (Gprec) da Seduc, até esta segunda-feira (08) 362 escolas estaduais já haviam acessado os recursos, totalizando o repasse de mais de R$ 5.370 milhões. O PDDE repassa anualmente duas parcelas, a primeira entre março e abril e a segunda entre setembro e outubro, mas este ano decidiu antecipar as parcelas.
Os recursos da categoria “custeio” podem ser utilizados para fazer pequenos reparos na escola e comprar material de consumo em geral. “A Seduc orienta que as escolas se esforcem para adquirir essas parcelas e realizem esses investimentos em preparação ao retorno das aulas”, destaca a secretária de estado de educação, Elieth de Fátima Braga.
Mas para ter acesso aos recursos a escola deve estar com seus dados cadastrais atualizados e o Conselho Escolar em dia com a prestação de contas. “Para que a escola receba a prestação de contas deve estar correta e aprovada”, adverte a gerente da Gprec, Luciana Freitas. Segundo ela, a escola que ainda não se regularizou pode prestar contas até 30 de outubro deste ano. “O ideal é que essas unidades agilizem essa regularização em preparação ao retorno dos alunos”, conclui.
O passo a passo da prestação de contas do PDDE está disponível no site da Seduc https://bit.ly/3dQQHNG
Para consultar repasse individual por escola, onde estarão disponíveis as datas dos repasses e a conta bancária onde o recurso foi disponibilizado, acesse o link abaixo: (copiar e colar na barra de tarefas da internet e inserir o CNPJ do conselho) https://bit.ly/2XQG0oJ
Escolas já estão utilizando os recursos
Diversas escolas da rede estadual se anteciparam e já estão utilizando os recursos do PDDE básico com foco no combate ao coronavírus. Em Icoaraci, direção e Conselho da Escola Estadual Coronel Sarmento, pertencente à USE 11, contrataram uma empresa para realizar a higienização da unidade. A escola passou por desinfecção e foram adquiridos galões de álcool em gel, além de seis pias que estão sendo instaladas no corredor da escola.
Agora, a empresa está realizando a limpeza das salas de aulas e dos outros espaços de convivência. “A limpeza está sendo priorizada para deixar tudo pronto no retorno dos alunos”, informa a diretora da “Coronel Sarmento”, Elayne Oliveira.
Outra unidade que também se antecipou com a ajuda do PDDE foi a Escola Rodrigues Pinagé (USE 4), na Pedreira, em Belém. Com o Conselho Escolar adimplente desde 2012, a escola conseguiu antecipar R$ 16 mil do Programa. Com o recurso a equipe está se planejando para proteger os 716 alunos e os 70 servidores do coronavírus. “A intenção é colocar pias, sabão, álcool em gel, máscaras e outros EPI (equipamento de proteção individual) e, na sequência, organizar o espaço físico. Esses recursos têm sido uma grande ajuda para a comunidade escolar”, destaca o diretor da Escola Rodrigues Pinagé, Gláucio Henrique de Lima.