Anos iniciais: Seduc orienta uso de caderno de atividades durante a suspensão das aulas

Desde a suspensão das aulas da rede pública estadual devido à COVID-19, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) vem criando medidas para amparar os alunos e minimizar os impactos da pandemia na educação no Estado.
Seguindo esta estratégia educacional, será disponibilizado aos alunos do 1º ao 3° ano do Ensino Fundamental, o Compêndio de Atividades. O recurso didático consiste em um caderno de orientações e tarefas criadas por meio de reunião de atividades que os professores já usaram no ano letivo de 2019 e início de 2020 e demais atividades que pretendiam ser usadas até o fim deste semestre.
O objetivo é manter o hábito de estudos e o vínculo com a escola, evitando o abandono. Além disso, o compêndio vai ajudar na saúde mental do aluno, na manutenção de hábito de estudos e de seu vínculo com a escola.
Visando uma melhor organização e distribuição de atividades, cada Unidade Seduc na Escola (Use) é responsável por montar o seu próprio caderno de atividades. O técnico de cada USE estão entrando em contato com as escolas fazendo a solicitação das atividades aos professores.
Segundo a coordenadora do Ensino Fundamental da Seduc, Lucidéa Santos, a entrega dos cadernos está sendo feita no mesmo dia da entrega do vale alimentação dos alunos. Com a antecipação das férias dos docentes esta ação será retomada após o retorno dos professores, a partir de 07 de maio. “Cada compêndio poderá suprir 15 dias para os alunos do 1º ao 3º ano com 30 atividades em média. Esta ação pode ser estendida para os alunos do 4º ao 5º ano”, explica a coordenadora.
Segundo ela, as atividades são uma forma de contribuir com os alunos que não estão acompanhando as aulas pela TV Cultura e realização as atividades da ação "Para a Casa", uma vez que o conteúdo televisivo e as atividades do aplicativo, no momento, abrangem do 4º ao 9º ano séries do Ensino Fundamental.
Ao final desta quinzena, as escolas irão recolher as atividades para que sejam feita as devidas correções e orientações. “Este não é um trabalho de educação à distância, nossos professores estão em trabalho remoto, e deve ao aluno orientações remotas e teleorientações”, orienta.