Escola Jarbas Passarinho e Cesupa realizam projeto de sustentatibilidade
A Escola Estadual Jarbas Passarinho, do bairro do Marco, em Belém, desenvolveu, em parceria ao Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) o projeto Educar Direitos Humanos. O projeto realiza atividades interdisciplinares e contextualizadas com questões de destaque no cenário atual, relacionadas aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) apresentados na Agenda 2020 das Nações Unidas. As ações estão inseridas no eixo temático de “sustentabilidade: espaço, tempo e suas transformações".
A atividade teve o objetivo de apresentar aos alunos a urgência de novas práticas sociais que garantam uma perspectiva de vida mais sustentável ao planeta.
Alguns dos objetivos do ODS estão: Erradicar a fome, Educação de qualidade, Igualdade de gênero, cidades e comunidades sustentáveis, Consumo e produção sustentáveis, Ação climática, Redução de Desigualdade, Erradicação da Pobreza, dentre outros.
A pedagoga Patrícia Uchôa,explica que a parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e o Cesupa está sendo essencial, pois o projeto conta com o apoio da Clínica de Dreitos Humanos do curso de Direito e dos alunos do curso de Nutrição. A parceria permite o desenvolvimento das atividades com os alunos e professores da rede estadual para melhor fomentar o debate e a compreensão destas ações.
A culminância do projeto foi realizado na última sexta-feira (13) na Escola Estadual Jarbas Passarinho e contou com a feira de produtos orgânicos para ilustrar o evento, confirmação da Equatorial para a troca de lâmpadas led e esclarecimentos sobre a coleta seletiva para redução nas contas de energia elétrica. O evento contou com a presença dos responsáveis dos alunos e da comunidade local.