Governo entrega escola em Ipixuna do Pará

Um novo espaço que além de estimular o aprendizado aumentou a autoestima dos estudantes. Foi assim que o diretor da Escola Estadual de Ensino Médio Irmã Agnes Vincquier, Júnior Lemos de Oliveira, definiu o local após a obra de reconstrução, entregue pelo governador do Estado, Helder Barbalho, nesta quinta-feira (20) em Ipixuna do Pará.
“Quando chovia as salas alagavam e também eram muito quentes porque não eram climatizadas. Com a reconstrução, sentimos aquela empolgação dos alunos, tanto que a procura por vagas na escola este ano aumentou significativamente” explicou o diretor. Também estiveram presentes durante a cerimônia, a secretária de educação, Fátima Braga, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Daniel Santos, e parlamentares e prefeitos da região.
Essa é 30ª escola entregue pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação, em um pouco mais de um ano de governo. A obra foi financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e custou mais de R$ 3,6 milhões. A unidade ganhou novas salas de ensino, espaço de convivência e uma quadra de esporte, lugar muito esperado pelos estudantes que antes faziam as aulas de educação física em um espaço cedido.
“O ensino médio não tinha ginásio, a gente dependia do espaço dos outros, então era uma coisa bem complicada estudar e não poder fazer educação física aqui. Agora, a gente tem um espaço amplo para isso, apropriado, o ginásio é lindo. Estou muito feliz. Está bem melhor do que era antes”, comemorou Heloísa Nogueira aluna do 2º ano.
A escola atende, aproximadamente, 700 alunos do ensino médio regular. Com a ampliação, o prédio passa a contar com seis salas de aula, dois bicicletários e uma quadra poliesportiva coberta. No bloco misto os alunos e docentes vão poder usufruir de sala de leitura, laboratório multiuso, laboratório de informática, sala de vídeo, secretaria, sala de arquivo, sala dos professores, diretoria e banheiros adaptados.
Todas essas mudanças estimularam os alunos novatos. Rebeca Amorim, que está no primeiro ano, comemorou ter a oportunidade de estudar no espaço completamente novo. “É uma sensação muito boa. A gente é bem recebido e tem uma escola melhor, mais harmonizada. Tem mais espaço, com laboratório. Aqui, antes, não tinha muro, era tudo aberto. Hoje temos espaço de lazer, para conversar”, contou a aluna.
A secretária de educação, Fátima Braga, ressaltou a importância do acesso à educação e anunciou novidades para a cidade. “Nosso papel é fazer com que a escola seja o porto seguro da comunidade. A Seduc vai fazer um estudo para ampliação dessa escola e também o levantamento para a construção de uma nova unidade de ensino para garantir o acesso das comunidades rurais da região”, adiantou.