Seduc intensifica orientações sobre a 2ª etapa do Censo Escolar

A segunda Etapa do Censo Escolar tem por objetivo coletar as informações de rendimento e movimento, ao final do ano letivo, dos alunos que foram declarados na Matrícula Inicial do Censo Escolar. As escolas devem declarar o rendimento do aluno, ou seja, a condição de aprovado ou reprovado. Há, também, outras situações em que o aluno pode se encontrar e que indicam o movimento do aluno, são elas: transferido, deixou de frequentar ou falecido.
Para tanto, a Secretaria de Estado de Educação do Pará está realizando em, todo o Estado, formações de orientações para os gestores e técnicos das escolas quanto ao correto preenchimento das informações no Sistema Educacenso. A formação já ocorreu para as USEs e agora a equipe técnica está orientando as UREs.
O Educacenso é um sistema informatizado de levantamento de dados do Censo Escolar. Ele utiliza ferramentas web na coleta, organização, transmissão e disseminação dos dados censitários, mediante o cruzamento de informações de cinco formulários: Escola, Gestor, Turma, Aluno e Profissional Escolar.
O preenchimento dos dados é feito diretamente na Internet, por meio do Sistema Educacenso. Os gestores dos estabelecimentos de ensino, responsáveis pelo preenchimento, devem acessar o sistema, utilizando seu CPF e senha cadastrada.
O prazo para as escolas informarem os dados da 2ª Etapa do Censo encerra no dia 20 de março de 2020, mas a Seduc trabalha na expectativa concluir o trabalho de coleta na rede estadual até o dia 29 de Fevereiro. Segundo o Coordenador estadual do Censo Escolar Evandro Feio, até o momento 26% das escolas já concluíram a inserção dos dados; 41,6% iniciaram, mas ainda não concluíram e 32% ainda não iniciaram a inserção dos dados.