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Seduc amplia Some para 25 localidades do Pará

19/02/2020 15h55 - Autor: Leidemar Oliveira 2650 visualizações
Foto:  Seduc amplia Some para 25 localidades do Pará
aula inaugural do Some na Vila Cardoso_Moju

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), está ampliando o Sistema de Organização Modular de Ensino (Some) para mais 25 localidades do estado. O Some é uma modalidade de ensino que garante escolaridade em áreas longínquas do Estado, levando o ensino médio às localidades distantes da sede do município. São comunidades onde não é possível construir uma escola com toda a estrutura do ensino regular, já que a demanda é de menos alunos.

O Some funciona com o sistema de parceria em que o município fornece o espaço da escola e a Seduc os professores, a alimentação escolar e outros recursos pedagógicos. A coordenadora do Some, Regina Celli Alves, explica que a reorganização do Some é uma das principais metas da secretaria. Em 2019 várias lideranças políticas e comunitárias demandaram pedidos de implantação do Sistema Modular. Na época, a Seduc visitou 22 municípios pra conhecer a realidade local, porém, devido à limitação orçamentária, a Secretaria definiu como meta a implantação e reativação de 25 localidades para 2020 e outras 20 para 2021. “Priorizamos os locais mais distantes, que precisavam de atendimento imediato e também onde nunca havia sido implantado ou onde o Some estava desativado”, explica Regina.

Até o momento, a Seduc já publicou 16 portarias, criando o Some para os municípios de Santarém, Breves, Monte Alegre, Senador José Porfírio, Moju, Chaves, Baião, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba e Óbidos. Dentre as novas localidades em que o Sistema vai estar presente, estão comunidades indígenas, quilombolas, ribeirinhas e assentamentos rurais. Em algumas delas o Some vinha sendo solicitado há pelo menos 10 anos. Outras solicitações estão em análise e devem ser atendidas ainda este ano.



Merece destaque a comunidade indígena Sawré Muybu, em Jacareacanga, que pela primeira vez terá ensino médio através do Sistema Modular, um antigo anseio do povo indígena daquela região. Outro destaque é para o município de Óbidos, onde a Seduc volta a atuar em sete localidades que estavam com o Some desativado desde 2017.



As matrículas já podem ser feitas nas escolas municipais informadas nas portarias. Em algumas comunidades as aulas já começaram no dia 3 de fevereiro e para as portarias mais recentes o ano letivo começa no próximo dia 2 de março. “Para estas comunidades faremos um calendário letivo especial, mas todas terão 200 dias letivos e professores em sala de aula”, informa Regina.