ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL - EMTI
As escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) têm como proposta pedagógica a formação integral e integrada dos estudantes, a ampliação da jornada escolar e o favorecimento de suas aprendizagens e seu desenvolvimento nas dimensões cognitiva, física, social, emocional e cultural. Para apoiar e implementar essa proposta pedagógica foi instituído o Programa de Fomento às Escolas de EMTI, que transfere recursos federais às Secretarias de Educação dos Estados (SEE). A organização pedagógica constitui-se na oferta da Base Nacional Comum e na Parte Flexível do currículo na qual são desenvolvidos Projetos Pedagógicos de Matemática, Projetos Pedagógicos de Língua Portuguesa, Formação de Hábitos Individual e Social e Projetos/Oficinas para a construção do itinerário formativo do estudante.
12 VANTAGENS DAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL
1. MELHORES RESULTADOS EDUCACIONAIS
As escolas de tempo integral apresentam resultados melhores no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), principal indicador de qualidade da educação básica no Brasil. Com mais tempo na escola, os estudantes EMTI apresentam maiores taxas de aprovação, melhor desempenho em Língua Portuguesa e Matemática e mais chance de ingressar no Ensino Superior.
2. FORMAÇÃO PARA A VIDA
O modelo de ensino em tempo integral não consiste apenas em passar mais tempo na escola. O foco do EMTI é desenvolver todas as dimensões do estudante: intelectual, física, emocional, social e cultural. E com mais tempo disponível na escola, é possível trabalhar a educação integral de forma mais aprofundada.
3. DISCIPLINAS OPTATIVAS
O currículo da escola em tempo integral inclui duas Nucleações: Formação Geral Básica (FGB) e Formação para o Mundo do Trabalho (FMT). As eletivas são planejadas pelos professores do EMTI, com base no perfil dos estudantes, e podem abordar diversos temas, como robótica, moda, gastronomia, artes, literatura, saúde, empreendedorismo e muito mais.
4. PROJETO DE VIDA
Nas aulas de Projeto de Vida, o estudante é ensinado a reconhecer seus sonhos e aptidões, estabelecer suas metas e planejar seu futuro acadêmico-profissional. O projeto de vida é o eixo central de todo o ensino na escola de tempo integral e dá nome a um componente curricular que tem duas aulas por semana na 1ª e 2ª série do Ensino Médio.
5. PREPARAÇÃO PARA O FUTURO
No Ensino Médio, o estudante participa das aulas de Preparação Pós-Médio e recebe orientações sobre o mercado de trabalho, opções de faculdade, cursos técnicos, empreendedorismo e carreira militar. Esse componente curricular oferta duas aulas por semana na 1ª e 2ª série do Ensino Médio e quatro aulas na 3ª série.
6. PREPARAÇÃO PARA O ENEM
Nas aulas de Preparação Pós-Médio, o aluno de Ensino Médio também participa de aulas interdisciplinares com foco no Enem e outros vestibulares.
7. ATIVIDADES PRÁTICAS
Além das aulas teóricas, o aluno participa de atividades práticas em laboratórios de ciências, clubes juvenis e projetos de pesquisa. No componente curricular Práticas Experimentais, os professores de ciências dão aulas interdisciplinares usando experimentos e levando os alunos a colocarem a ?mão na massa?.
8. INICIAÇÃO CIENTÍFICA
No Ensino Fundamental, há aulas destinadas para o desenvolvimento de pesquisas científicas. Os alunos conduzem o projeto de pesquisa, de acordo o tema escolhido, orientados pelo professor. Dessa forma, a autonomia, curiosidade, criatividade e senso crítico dos estudantes são despertados.
9. ACOLHIMENTO
Uma das metodologias da escola de tempo integral é o acolhimento dos alunos, pais e professores para que todos sejam bem recebidos na escola e façam parte dessa grande família chamada Cepi. No início do ano letivo, os estudantes ?de casa? organizam uma programação especial para dar as boas-vindas aos novos alunos e apresentar o projeto pedagógico da escola. Ao longo do ano, também são realizados eventos de acolhimento com os profissionais da unidade e com os pais ou responsáveis.
10. TUTORIA
No início do ano letivo, o estudante escolhe um professor para ser seu tutor, que vai acompanhar seus estudos ao longo do ano e auxiliá-lo na elaboração e desenvolvimento do seu Projeto de Vida. Não há um horário exclusivo para a tutoria na matriz curricular, por isso o professor e aluno podem marcar encontros conforme a disponibilidade e necessidade dos dois, antes ou após as aulas.
11. PROTAGONISMO JUVENIL
Na escola de tempo integral, o estudante é visto como protagonista de sua vida, agente ativo no processo educacional e parte da solução para problemas da sociedade. Além de ser um princípio presente em todas as atividades do EMTI, o protagonismo juvenil possui um componente curricular próprio, com duas aulas por semana, que dão apoio aos clubes juvenis e grêmios estudantis da escola.
12. ESTUDO ORIENTADO
O estudante de EMTI tem aulas de Estudo Orientado para aprender a estudar, organizar sua rotina de estudos e assimilar métodos de aprendizagem. Os alunos também passam por avaliações semanais com objetivo de diagnosticar o rendimento dos estudantes. Há quatro aulas por semana de Estudo Orientado no Ensino Fundamental e Médio