Seduc promove encontro formativo sobre ensino integral
A Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) iniciou na última segunda-feira (04), no auditório da sede da secretaria, em Belém, o curso “Formação Ensino Médio Integral” para professores e gestores atuantes em seis municípios do estado: Belém, Castanhal, Abaetetuba, Bragança, Marabá e Santarém. O encontro, que segue até a próxima quarta-feira (06), conta com a participação de mais de 400 profissionais de educação e também é realizado em outras regiões do Estado.
O evento tem como objetivo dialogar e orientar os gestores e professores sobre as diretrizes do Ensino Médio de tempo integral. Jeedir Gomes, gestor da escola estadual Prof. Temístocles de Araújo, é um dos participantes do encontro, ele falou da importância do processo formativo para o desenvolvimento profissional e aprimoramento das práticas pedagógicas.
“Desde que iniciamos o processo de nos tornarmos uma escola de Ensino Médio Integral em 2012, tivemos poucas formações e orientações específicas. No entanto, percebemos que essa formação traz contribuições importantes para o nosso trabalho e acreditamos que terá um efeito muito positivo em nosso local de trabalho. É uma formação que nos permite mudar nossa perspectiva e pedagogia, resultando em melhorias reais na educação no Pará. É importante que os profissionais da educação estejam sempre buscando atualização e conhecimento para oferecer uma educação de qualidade aos alunos. Com certeza essa formação irá trazer muitos benefícios para mim e para a escola em que trabalho”, disse o diretor.
Coordenadora pedagógica, Luziete Noronha, da Escola Estadual Oneide Tavares, em Belém, avaliou como muito positiva a iniciativa, cujo principal objetivo é a melhoria do ensino público. "Acredito que toda formação é bem-vinda, especialmente nesse momento em que buscamos o sucesso do modelo de educação em tempo integral. Precisamos preencher as lacunas existentes e, como profissionais da educação, temos o desejo de fazer com que tudo funcione, de fazer com que o aluno se sinta acolhido e desejado na escola. Quando isso acontece, conseguimos estabelecer uma conexão entre a escola e a comunidade, permitindo um trabalho eficaz. Por isso, é fundamental termos formações frequentes, sempre que possível, proporcionadas pelo governo, pois são extremamente importantes e agregadoras”, disse a professora.
Atualmente, a Seduc possui 82 escolas de tempo integral no Estado, sendo 9 no ensino fundamental e 73 no ensino médio. São 1.554 alunos matriculados no ensino fundamental e 16,4 mil no ensino médio, totalizando 18 mil estudantes na rede estadual. A meta é chegar a 256 escolas de tempo integral no Estado até o final da atual gestão.
No ensino de tempo integral o estudante permanece na escola ou em atividades escolares por tempo igual ou superior a 7 horas diárias ou a 35 horas semanais em dois turnos, tendo como principal objetivo o desenvolvimento educacional e formação dos estudantes com foco no protagonismo juvenil.