Alunos da Escola Eduardo desenvolvem atividade interdisciplinar de Língua Portuguesa e Matemática
No período de 10 a 22 de março, na Ilha de Mosqueiro, a Escola Estadual de Ensino Médio Padre Eduardo, desenvolveu o projeto norteador em alusão ao Dia Mundial da água: “Água, Vida, Desenvolvimento e Sustentabilidade: a importância socioambiental da água em Mosqueiro”, sob coordenação da Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
A partir do projeto norteador, as áreas de conhecimento de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, do Componente de Língua Portuguesa e suas Literaturas, sob responsabilidade da professora Sandra Feiteiro, e a área de Matemática e suas Tecnologias, de responsabilidade do Professor Thiago Cardoso, desenvolveram a oficina “Interpretando a Estatística da Água em Mosqueiro”.
A oficina foi realizada por meio de pesquisa de campo pelos alunos do 3º ano do ensino médio da escola, e contou com as seguintes ações:
- Aula de Estatística sobre conceitos básicos e interpretação de gráficos e tabelas;
- Aula de gênero discursivo folder, e leitura e interpretação de gráficos;
- Construção de questionário sobre acesso e avaliação da qualidade da água em Mosqueiro;
- Coleta de dados, a partir da pesquisa de campo com mais de 500 entrevistados de todos os bairros da Ilha;
- Organização e tabulação dos dados em gráficos e tabelas;
- Construção dos produtos para exposição na comunidade escolar e para comunidade local;
- Produção da Cartilha de Orientação sobre o uso consciente da água, a partir dos dados gráficos produzidos pelos próprios alunos.
Levando em conta, ainda, habilidades desenvolvidas previstas na matriz curricular no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e nos descritores contidos no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), os itens dessas avaliação desenvolvida pelos alunos foram:
Em Língua portuguesa e suas Literaturas, as habilidades desenvolvidas foram:
- Conhecer a linguagem, estrutura e características do gênero folder, bem como compreender suas diferenças em relação a outros textos publicitários; e
- Ler e interpretar gráficos dos conceitos de estatística.
Em Matemática, as habilidades desenvolvidas foram:
- Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos;
- Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam e vice-versa;
- Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas para fazer inferências;
- Resolver problema com dados apresentados em tabelas ou gráficos; e
- Analisar informações expressas em gráficos ou tabelas como recurso para a construção de argumentos.
No dia D, 22 de março, comemorado o Dia Mundial da Água, os trabalhos foram publicados pelos alunos e apresentados à comunidade escolar. Primeiramente, o aluno Dyendrew de Campos Cunha, do 3º ano do ensino médio, realizou uma amostra do trabalho preparado pela turma, relatando sua experiência durante esse período de aprendizado na oficina Interpretando a Estatística da Água em Mosqueiro.
Além disso, com ajuda de colegas da turma, demonstrou como calcular a fatura de água mensal de quem recebe abastecimento de água da Companhia de Saneamento do Pará.
Por fim, as alunas Kaylanne Vitoria Sousa Tavares e Paola Fabiola de Oliveira Moraes, realizaram um resumo do folder produzido pela turma, finalizando com a sua distribuição para toda a comunidade escolar.
Ao final desta semana, os alunos realizarão um Simulado no Estilo do ENEM e SAEB, com 75 questões de Língua Portuguesa (30) e Matemática (45), sobre os objetos do conhecimento estudados e habilidades desenvolvidas na oficina.