Escola Padre Eduardo celebra a semana do empoderamento feminino
Na semana de 06 a 10 de março de 2023, a Escola Padre Eduardo, localizada no distrito de Mosqueiro, trabalhou a semana do Empoderamento Feminino, com o intuito de refletir sobre a importância do papel social da mulher, no que tange, também, à produção artística, cultural e científica.
Ao obedecer ao disposto na Lei nº 8775/2018, de autoria do deputado Carlos Bordalo, o Centro de Formação de Profissionais da Educação Básica do Estado do Pará (CEFOR) promoveu, no ano de 2022, uma reflexão acerca da temática, por meio do curso de formação (destinado aos profissionais da educação das Escolas de Tempo Integral deste Estado) intitulado: Educação de gênero e diversidade: formando para o empoderamento feminino. A Escola Padre Eduardo esteve representada nesse curso com a participação dos professores Hélio Nascimento e Wilson de Lima, os quais receberam a formação para, então, coordenarem a Semana do Empoderamento na referida escola, em 2023.
Dessa forma, o professor Wilson Lima declara que "como resultado dessa reflexão, o projeto apresentado visou debater, em nossa Escola, sobre o trabalho das mulheres na produção do conhecimento científico, artístico e cultural, valorizando a produção intelectual delas e estimulando nossas alunas a buscarem, ainda mais, a representatividade nas áreas dos diversos campos dos saberes".
Como homenagem à produção intelectual de nossas estudantes, para abertura do evento, houve o lançamento do Cordel Rosa de Cetim, de autoria de Alice Neves e Ednelma da Silva, alunas do segundo ano do ensino médio, que contaram com a ajuda da colega de turma Nayra Saldanha para a ilustração da capa. O lançamento teve, ainda, a participação dos professores do CEFOR Salier Castro e Marcello Casanova, os quais estiveram em visita à escola e ficaram encantados com a produção literária apresentada.
Ainda naquela semana, o evento foi realizado com diversas outras atividades, tais como:
- Sessão de cinema: Filme “Estrelas além do tempo”, Theodore Melfi. Os professores Conceição Bittencourt e Bruno Silva estiveram reunidos com as turmas de 1° ano para assistirem ao filme em questão e, posteriormente, debater sobre o tema.
- Tertúlia literária, com a professora Sandra Feiteiro (língua portuguesa) e professor Hélio Nascimento. Os docentes organizaram a tertúlia do conto Para que ninguém a quisesse de Marina Colasanti, com um grupo de alunos da Escola Padre Eduardo.
- Debate, por meio de mesa redonda, o professor Rômulo Martins (Sociologia) atua como mediador da roda de conversa que trouxe como convidada a professora Luciana Martins (língua portuguesa -Seduc, PA), a qual dialogou com os alunos sobre as muitas lutas enfrentadas pelo movimento feminista no Brasil.
- Mostra de arte e cultura, realizada pela professora Aelin Santos. Por meio do Projeto Art in Box, a professora Aelin Santos, em parceria com o Iagua (Instituto Amazônico de Planejamento, Gestão Urbana e Ambiental) desenvolveu três oficinas, realizar, com os alunos, releituras de obras de mulheres artistas.
- Festival de talentos, organizado pelos professores Thiago Cardoso e Wilson Lima, trabalho que encerrou as atividades do dia 08 de março. Foi uma celebração das conquistas efetivadas pelas mulheres (apesar de muitas dificuldades), com interpretação de danças e letras de músicas, em formato de festival de talentos, estimulando a interação e o empoderamento feminino.
Em suma, os professores envolvidos neste trabalho assumiram o compromisso de dar continuidade a essas ações de valorização feminina. Para tal, durante a realização e todos os projetos pedagógicos da Escola, assim como foi realizado em 2022, haverá um espaço destinado à reflexão sobre a produção intelectual da mulher nos mais variados contextos.