Alunos do 3º ano realizam atividades de campo em estatística para exposição no dia mundial da água
Os alunos do 3º ano do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), da EEEM Padre Eduardo, realizaram nesta quarta-feira (15) atividade de campo a fim de obter dados para subsidiar debates sobre a importância da água para a ilha de Mosqueiro.
O objetivo desta ação visa tabular dados, construir gráficos e tabelas, analisar os dados coletados do experimento de pesquisa e construir produtos para exposição na culminância do projeto ÁGUA, VIDA, DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE: A IMPORTÂNCIA SOCIOAMBIENTAL DA ÁGUA EM MOSQUEIRO, com apoio dos docentes da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, coordenadora do projeto. Após análise dos dados, os alunos construirão cartilha de orientação, sob supervisão dos docentes da Área de Linguagens e Suas Tecnologias, sobre os cuidados com a água para distribuição, a fim de discutir formas com a comunidade escolar.
O Dia Mundial da Água é comemorado anualmente em 22 de março. Esta data foi criada com o objetivo de alertar a população internacional sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta, promovendo a conscientização sobre a relevância da água para a nossa sobrevivência e de outros seres vivos. Além disso, a data é um momento para lembrar a importância do uso sustentável desse recurso e a urgente necessidade de conservação dos ambientes aquáticos, evitando poluição e contaminação.
A campanha sobre o Dia Mundial da Água 2023 está usando como estratégia de sensibilização a fábula de um beija-flor que se esforça em apagar o incêndio da floresta carregando água pelo seu bico (leia a fábula na íntegra ao final do texto). É uma história sobre como lidar com crises. Na chamada sobre a data, a ONU questiona: “neste exato momento, estamos diante de uma crise global de água e saneamento, ficaremos parados e olhando ou vamos agir?”