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Veja os principais pontos da história do CEFOR

28/11/2018 09h57 - Autor: 1019 visualizações
Foto: Veja os principais pontos da história do CEFOR
IEEP (Instituto de Educação do Estado do Pará), onde fica localizado o CEFOR.

O Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica do Estado do Pará (CEFOR), possui em seu breve percurso histórico duas etapas distintas que precisam ser consideradas: a  fase que precedeu a Resolução do CEFOR, de forma especial o período de 2009 a 2014, e a fase de efetiva Institucionalização do Centro de Formação, a partir da resolução nº 001/2014.  

Ao se estabelecer dois momentos distintos, procura-se enfatizar, que antes da Resolução de Institucionalização do CEFOR, é possível identificar toda uma conjuntura no âmbito Nacional e Estadual, que corroboraram de forma decisiva para as concepções e proposições, que culminaram com o início das atividades em 2014. Nesse sentido, convém destacar:

  • Decreto Federal nº 6755 de 29 de janeiro de 2009, que Instituiu a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica e o Plano Nacional de Educação-PNE;

  • Criação do Protocolo SEDUC-IES de dezembro de 2006, entre a Seduc-PA e as Instituições de Ensino Superior (IES), que possibilitou a elaboração e apresentação do Plano Estadual de Educação - PEE em 2007;

  • Elaboração do Plano Decenal de Formação Docente do Estado do Pará, em janeiro de 2009, como culminância de uma série de discussões entre a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC/PA), Conselho Estadual de Educação (CEE), Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME);

  • Implementação do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), por meio do  Decreto 6.755/2009, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(CAPES);

  • Assinatura do Termo de Adesão ao Acordo de Cooperação Técnica (ACT) pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-PA), para a implantação do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PARFOR), instituído pelo Ministério da Educação (MEC), para atender à demanda de professores da Rede Pública de Ensino (Estadual e Municipal), sem formação adequada à LDB, em 28 de maio de 2009;

  • Criação da Coordenação Estadual do Plano de Formação Docente do Estado do Pará em 2009, visando operacionalizar as ações do PARFOR no Estado em articulação com as Instituições de Ensino Superior (IES), Secretarias Municipais de Educação (SME), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC), de forma articulada com a Seduc-PA, para atuar em dois eixos estratégicos: a formação de professores que atuam como docentes e não possuem a formação prevista em Lei, e a formação continuada de professores graduados;

  • Escolha do Coordenador do PARFOR no Pará em 2009, o professor de Física da Universidade Federal do Pará, Professor Dr. Licurgo Brito,  que montou uma equipe que funcionava na Sede da Seduc-PA, composta pelas pedagogas Adriana Dias de Moura, Gláucia de Nazaré Baía da Silva, Conceição de Nazaré de Moraes Brayner e Janete Messias dos Santos. Posteriormente, o PARFOR foi transferido para um espaço cedido pelo Núcleo de Educação Física e Lazer (NEL);

  • Para a Institucionalização do Centro de Formação, além da instalação do PARFOR no Pará em 2009, dois  acontecimentos foram decisivos: o contrato de empréstimo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Pacto pela Educação no Pará, que prevê como uma das metas, a capacitação dos profissionais da Educação Básica no Estado;

  • Em 2013, com a saída do professor Licurgo da Coordenação do PARFOR para a Diretoria do Ensino Médio, a professora Gláucia Baía assumiu interinamente. Posteriormente sob a Coordenação da Professora Janae Gonçalves, criou-se o Núcleo de Gestão de Conhecimento de Formação dos Profissionais de Educação (NGCFOR), mantido em funcionamento na Rua D. Romualdo de Seixas, nº 1215, no Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), que posteriormente, passou a ocupar uma parte do prédio histórico do Instituto de Educação Estadual do Pará (IEEP), dado o seu alto valor simbólico, cuja fundação data de 1871, como o Centro de Formação de Professores;

  • Ao final de 2014, foi proposto ao então Secretário de Educação, Prof. José de Seixas Lourenço, uma nova nomenclatura: Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica do Pará (CEFOR) e a consequente Resolução de Institucionalização.

FASE PÓS-RESOLUÇÃO