Atividades impressas mantém ritmo de estudo em municípios atendidos pelo SEI.

12/08/2020 13h59 - Autor: Colaborador: Lucas Rocha (Ascom/Seduc) 1901 visualizações
Foto: Atividades impressas mantém ritmo de estudo em municípios atendidos pelo SEI.
Atividades impressas mantém ritmo de estudo em municípios atendidos pelo SEI.

Professores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) que atuam nas comunidades atendidas pelo Sistema Educacional Interativo (SEI) estão disponibilizando atividades impressas para os alunos de áreas rurais do Pará.

O SEI é responsável pelo ensino médio presencial regular mediado por tecnologia nas comunidades rurais, onde o ensino regular tradicional não chega.

No Pará, são 9 regiões de integração atendidas pelo programa, beneficiando cerca de 3 mil alunos em 21 municípios. “Estamos buscando todas as alternativas para fazer com que os alunos não fiquem sem estudar, seja nas atividades impressas ou online. Sabemos que cada área atendida tem sua característica específica, umas dispõem de conectividade, outras somente com a impressão dos materiais, que é possível graças à impressora, tonneres e internet que a Seduc envia pelo projeto SEI”, explica o coordenador SEI, Fellipy Fernando Soares. Segundo ele, este tipo de ação só é possível em parceria com as Secretarias Municipais de Educação para a utilização do espaço escolar e viabilidade logística.

No assentamento PA-Rio Cururuí, em Pacajá, na região sudoeste, a Escola sede Dom José Elias Chaves atende 32 alunos na modalidade interativa. Desde o início de julho os mediadores Luzia Oliveira e Fabiano Lázaro iniciaram a distribuição dos cadernos impressos para os alunos.

Os cadernos são compostos por todas as matérias estudadas no período regular. “Neste momento tão difícil que estamos vivendo, nós, como mediadores e pais, temos um papel fundamental na vida das crianças, ou seja, devemos estar sempre incentivando a continuidade dos estudos”, explica Luzia.

Os cadernos são distribuídos por quinzena. Um motorista leva o material impresso até o núcleo do assentamento para fazer a distribuição. Os alunos recebem o caderno e fazem as atividades. Para os estudantes com acesso à internet, o caderno é enviado por email ou whatsapp. Para fazer a correção os alunos enviam os gabaritos para os professores, que depois devolvem com a correção.

No Marajó, na vila São Miguel do Pracuúba, distante cinco horas de barco da sede do município de Muaná, a mediadora Sirlei Teixeira vem trabalhando com a distribuição dos cadernos de atividades impressas para os 52 alunos da 2ª série do Ensino Médio. No período regular, os alunos do SEI estudam no espaço disponibilizado pela Escola Municipal Deputado Osvaldo Brabo de Carvalho.

A mediadora distribui os cadernos na própria escola ribeirinha. A correção é feita por etapas. Sirlei faz grupos de cinco alunos para fazer a correção em casa, enquanto que o monitoramento dos alunos é feito pelo grupo de whatsapp. “Os alunos aceitaram isso muito bem, a nossa dificuldade são apenas os alunos que não têm como se deslocar por conta do isolamento, mas entendemos que o momento pede muita prudência e cuidado redobrado com a saúde; de fato as coisas só vão melhorar quando sair a vacina e as atividades retornarem, mas já estávamos preparados para atuar com as atividades remotas que é a proposta do SEI”, afirma a mediadora.